Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
Master·evangeli.net
Evangelho de hoje + explicação teológica breve
O quarto Evangelho não procede do “gnosticismo”
REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)Hoje, meditando esta cena, analisamos a origem do quarto Evangelho, cuja peculiaridade levou a pesquisa crítica moderna a duvidar do seu caráter “histórico”, considerando-o uma “reconstrução teológica” tardia (posterior aos Apóstolos). Mas, alguns papiros do século II encontrados em Egito, demonstraram que se escreveu já no século I...
Alguns autores (Bultman...) afirmaram que as linhas principais do quarto Evangelho procederiam do “gnosticismo”. Mas, a “gnose”, historicamente, apareceu como movimento espiritual não antes de finais do século I. Finalmente, a pesquisa sobre João confirmou que este Evangelho: 1º baseia-se num conhecimento extraordinariamente preciso de lugares e tempos (próprio de alguém perfeitamente familiarizado com a Palestina do tempo de Jesus); 2º sua argumentação parte do Antigo Testamento e, está profundamente enraizada no judaísmo da época.
—O Evangelho de João nos diz, expressamente, que se remonta a uma testemunha ocular do Crucificado: “Aquele que viu dá testemunho (...) ele sabe que fala a verdade, para que vós, também, acrediteis” (Jo 19,35).
Nestes dias, pedimos a tua ajuda para cobrir o orçamento de 2024
Podes fazer o teu donativo agora aqui
_______