Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
Master·evangeli.net
Evangelho de hoje + explicação teológica breve
A dor de acordo com o cristianismo: sofrendo com uma grande esperança
REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)Hoje considerarmos que aceitar o outro que sofre significa, de facto, assumir de alguma forma o seu sofrimento, de tal modo que este se torna também meu. Mas, precisamente porque agora se tornou sofrimento compartilhado, no qual há a presença do outro, este sofrimento é penetrado pela luz do amor. A palavra latina “con-solatio”, consolação, exprime isto mesmo de forma muito bela sugerindo um estar-com na solidão, que então deixa der ser solidão.
Deus Se fez homem para poder padecer com o homem, de modo muito real, na carne e no sangue. A partir de lá entrou em todo o sofrimento humano alguém que partilha o sofrimento e a sua suportação; a partir de lá se propaga em todo o sofrimento a “con-solatio”, a consolação do amor solidário de Deus, surgindo assim a estrela da esperança.
—Esta capacidade de sofrer depende do género e da grandeza da esperança que trazemos dentro de nós. Os santos puderam percorrer o grande caminho do ser-homem no modo como Cristo porque estavam repletos da grande esperança.