Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 31 de Janeiro: São João Bosco, Presbítero

Evangelho (Mt 18,1-5): Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: «Quem é o maior no Reino dos Céus?». Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: «(...) Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo».

São João Bosco, presbítero (1815-1888)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de São João Paulo II)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, celebramos a memória de São João Bosco, fundador da Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco). Educado com profunda intuição humana e cristã por sua mãe, recebe da Providência dons que o fazem, desde seus primeiros anos, o amigo generoso e empreendedor de seus coetâneos. Sua juventude presságia uma missão educadora extraordinária. De sacerdote, em um Turín que cresce com força, se põe em contato direto com os jovens dos cárceres e com outras situações humanas dramáticas.

E, na verdade, por eles desenvolve uma atividade impressionante com a palavra, os escritos, as instituições, as viagens e os contatos com personalidades civis e religiosas; por eles, sobretudo, demonstra uma atenção solícita a suas pessoas, para que em seu amor de pai os jovens possam ver o signo de outro amor mais excelso.

—Tal espírito de iniciativa é fruto de uma interiorização profunda. Sua figura de santo o põe, com originalidade, entre os grandes fundadores de institutos religiosos na Igreja. Brilha por muitos aspectos. A expressão: “basta-me que sejam jovens para que os queira com toda minha alma” resume o sentir, e, mais ainda, a opção educadora fundamental do Santo.