Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 26 de Abril: Santo Isidoro, bispo e doutor da Igreja

Evangelho (Mt 5,13-16): Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra (...). Vós sois a luz do mundo (...). Brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus».

Santo Isidoro, bispo e doutor da Igreja (560-636)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje celebramos santo Isidoro; era o irmão mais jovem de Leandro, Bispo de Sevilha. Isidoro foi educado a desenvolver, sob a responsabilidade do irmão maior, uma disciplina mais forte dedicando-se ao seu estudo com discrição e discernimento.

A luta interior que teve de empreender o jovem Isidoro, tornando-se sucessor do irmão Leandro na cátedra episcopal de Sevilha em 599, não foi de modo algum ligeira: experimentou um conflito interior permanente entre desejo de solidão, para se dedicar unicamente à meditação da Palavra de Deus, e exigências da caridade para com os irmãos de cuja salvação, como Bispo, se sentia responsável. É motivo de admiração a sua preocupação de nada descuidar daquilo que a experiência humana tinha produzido na história da sua pátria e do mundo inteiro. Isidoro nada queria perder daquilo que fora adquirido pelo homem nas épocas antigas, quer fossem pagãs, judaicas ou cristãs.

—Isidoro procura a confirmação definitiva de uma justa orientação de vida no exemplo de Cristo, e diz: «Assim como se deve amar a Deus com a contemplação, também se deve amar o próximo com a acção».