Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

27 de abril: Nossa Senhora de Montserrat, padroeira principal da Catalunha
Baixar
Evangelho (Lc 1,39-47): Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre (...)» E Maria disse: «Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador».

Nossa Senhora de Montserrat, padroeira principal da Catalunha

Dom Josep Mª SOLER OSB Abade de Montserrat (Barcelona, Espanha)

Hoje, os peregrinos que sobem a montanha de Montserrat vão visitar a Virgem Maria. Levam as alegrias e esperanças, as penas e angústias da sua vida, da sua família, da comunidade onde vivem a sua fé. A peregrinação é como uma metáfora da vida. Saímos de casa, caminhamos – muitas vezes com esforço e abnegação -, mas andamos com alegria e decisão porque sabemos que no final há Alguém que nos espera.

E, apesar de tudo, ao chegar a Montserrat, perante a viva imagem venerável de Santa Maria, o peregrino apercebe-se de que na realidade é a Virgem Maria que o visita a ele. Maria vem ao nosso encontro no mais profundo do nosso coração. Vem “decididamente” visitar-nos para nos levar a seu Filho Jesus Cristo, para nos anunciar que Deus nos entregou o seu Filho para nos resgatar da morte.

- Também nós temos de ser “visitação” para quantos encontramos no caminho da vida.