Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 21 de Agosto: São Pio X, papa

Evangelho (Jo 21,15-17): Naquele tempo, tendo Jesus aparecido aos seus discípulos e comendo com eles, perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?». Respondeu ele: «Sim, Senhor, tu sabes que te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros» (...).

São Pio X, Papa (1835-1914)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje festejamos a figura do Papa S. Pio X. Foi ordenado sacerdote com 23 anos de idade. O futuro Pontífice demonstrou aquele profundo amor a Cristo e à Igreja, a humildade e simplicidade e a grande caridade para com os mais necessitados, que constituíram características de toda a sua vida. Em 1884 foi nomeado Bispo de Mântua e em 1893 Patriarca de Veneza. No dia 4 de Agosto de 1903 foi eleito Papa.

O Pontificado de São Pio X deixou um sinal indelével na história da Igreja e caracterizou-se por uma notável esforço de reforma, resumida no mote “Renovar tudo em Cristo”. Como pontífice, preparou um texto de doutrina cristã para a Diocese de Roma, depois se difundiu em toda a Itália e no mundo (catecismo chamado “de Pio X”). Recomendava a aproximação frequente dos Sacramentos, favorecendo a recepção diária da Sagrada Comunhão, e antecipando oportunamente a Primeira Comunhão das crianças

—São Pio X interveio com determinação, condenando o “Modernismo”, para defender os fiéis de concepções erróneas e promover um aprofundamento científico da Revelação em harmonia com a Tradição da Igreja.