Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

8 de setembro: Natividade da Virgem Santa Maria
Baixar
Evangelho (Mt 1,1-16.18-23): Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac (...). Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo (...). Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: «Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: “Deus-conosco”».

Natividade de N. Senhora

Fray Agustí ALTISENT i Altisent Monje de Santa Mª de Poblet (Tarragona, Espanha)

Hoje, a genealogia de Jesus, o Salvador que tinha que vir e nascer de Maria, nos mostra como a obra de Deus está entrelaçada na historia humana, e como Deus atua no segredo e no silencio de cada dia. Ao mesmo tempo, vemos sua seriedade em cumprir suas promessas.

O Espirito Santo, que havia de realizar em Maria a encarnação do Filho, penetrou, pois em nossa história desde muito longe, desde muito cedo e, traçou um rumo até chegar a Maria de Nazaré e, através dela, a seu filho Jesus. Tudo, nesta obra, nos leva a contemplar, admirar e adorar, na oração, a grandeza, a generosidade e a simplicidade da ação divina, que enaltece e resgatará nossa estirpe humana implicando-se de una maneira pessoal.

—Esta mulher, virgem e mãe de Jesus, tinha que ser ao mesmo tempo, nossa mãe. Quem podia imaginar que Deus ia ser tão grande, e ao mesmo tempo tão condescendente, aproximando-se intimamente a nós?