Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 29 de Setembro: Os santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Evangelho (Jo 1,47-51): Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou (...): «Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!».

Os santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, celebrando os Arcanjos, "vemos" o céu. Um anjo é uma criatura que está na presença de Deus. Os nomes dos três Arcanjos —Miguel, Gabriel, Rafael— terminam com a palavra "El", que significa "Deus". Assim, Deus está inscrito nos seus nomes, na sua natureza. O seu ser consiste em "n’Ele" e "para Ele". Além disso, são os seus "mensageiros": levam Deus aos homens; abrem o céu e, assim, abrem a terra.

Miguel defende a causa da unicidade de Deus (só Deus é Deus) contra a presunção do "dragão" (que tenta continuamente desacreditá-Lo perante os homens) e, além disso, protege-nos. Gabriel é o mensageiro da encarnação de Deus: bate à porta de Maria e, através dele, o próprio Deus pede a Maria o seu "sim". Rafael apresenta-se-nos como o anjo a quem está encomendada a missão de nos curar da "cegueira" do divino, causada pelo materialismo.

—Santos Arcanjos, defendei-nos para que possamos permanecer no amor de Deus.