Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Domingo I (A) do Advento

Baixar
Evangelho (Mt 24, 37-44): Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: «(...) Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor (...). Ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem».

O Tempo do Advento: O verdadeiro “dono” do mundo não é o homem, mas Deus

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje iniciamos com toda a Igreja o novo Ano litúrgico. O Ano litúrgico começa com o Tempo do Advento: tempo maravilhoso no qual desperta nos corações a expectativa do retorno de Cristo.

“Vigiai!”. É uma chamada saudável a recordar-nos de que a vida não tem só a dimensão terrena, mas está projectada para um “além”, como uma pequena planta que germina da terra e se abre para o céu. Uma pequenina planta pensante, o homem, dotada de liberdade e de responsabilidade, pelo que cada um de nós será chamado a prestar contas de como viveu, como utilizou as suas capacidades.

—O verdadeiro “dono” do mundo não é o homem, mas Deus. O Evangelho diz: “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa”. O Tempo do Advento chega todos os anos para nos recordar isto, para que a nossa vida encontre a sua orientação justa, rumo ao rosto de Deus. O rosto não de um “dono”, mas de um Pai, de um Amigo.

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.