Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 29 de Abril: Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, padroeira da Europa

Evangelho (Mt 11,25-30): Jesus pronunciou estas palavras: «Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos (...)».

Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja (Padroeira da Europa) (1347-1380)

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje, a Igreja celebra com alegria e gratidão Santa Catarina de Sena (1347-1380). Catarina, boa conhecedora do seu Amado, tinha viva consciência da grandeza do homem porque o próprio Deus é um enamorado de cada um de nós: «Qual foi o motivo para criares o homem com semelhante dignidade? Certamente, nada a não ser o amor inextinguível com que contemplaste a tua criatura em ti mesmo e te deixaste cativar de amor por ela. Por amor o criaste, por amor lhe deste um ser capaz de apreciar o teu Bem eterno».

Finalmente, a gratidão da Igreja para com Catarina devido aos seus esforços de conciliação. Naquele tempo, a Igreja viveu um triste período de divisões, internas e externas. O mais lamentável foi o “cisma de Avignon”. A partir de 1305, um total de sete papas residiram em Avignon. As orações e os esforços de Santa Catarina —também de outras personalidades, como Santa Brígida— conseguiram que em 1367 o Papa Urbano V regressasse à Cidade Eterna.

—Graças sejam dadas eternamente às santas mulheres que tanto fizeram —frequentemente mais do que sabemos— pela Igreja!