Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 28 de Setembro: São Venceslau, martir

Evangelho (Jo 12,24-26): Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto (…)».

São Venceslau, mártir (907-935)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje nós admiramos a santidade de uma régua, Venceslau I da Boémia: Ele próprio é modelo de santidade para todos, sobretudo para quantos guiam o destino das comunidades e dos povos. Hoje há necessidade de pessoas que sejam "crentes" e "credíveis", prontas a difundir em cada âmbito da sociedade aqueles princípios e ideais cristãos nos quais se inspira a sua ação. Esta é a santidade, vocação universal de todos os batizados, que estimula a cumprir o próprio dever com fidelidade e coragem, olhando não para o próprio interesse egoísta, mas para o bem comum, e procurando em cada momento a vontade divina.

O século passado disto viu cair não poucos poderosos, que pareciam ter chegado a alturas quase inatingíveis. Improvisamente, viram-se privados do seu poder. Quem negou e continua a negar Deus e, por conseguinte, não respeita o homem, parece que tem vida fácil e obtém sucesso material. Mas é suficiente raspar a crosta da superfície para constatar que, nestas pessoas, há tristeza e insatisfação.

—Só quem conserva no coração o santo "temor de Deus" tem confiança também no homem e emprega a sua existência para construir um mundo mais justo e fraterno.