Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

  evangeli.net  

Prezado/a amigo/a:

 

“Temas evangeli.net” está a tratar alguns aspectos da vida de Jesus Cristo nos Mistérios Luminosos:

. “O baptismo do Senhor no rio Jordão” (para ver, clique aqui).

. “A auto revelação de Cristo nas bodas de Canãa” (para consultar, clique aqui).

. “O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão” (1ª parte) (para recuperar, clique aqui).

 

***

 

Seguidamente, diversas reflexões cristológicas mais relacionadas com o 3º Mistério Luminoso:

 

4ª) «Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus» (Mt 4,4; cf. Dt 8,3). A autoridade do Senhor também procedia da sua Sabedoria: conhecia e citava a Sagrada Escritura como ninguém: na verdade, n’Ele se cumpriam as Escrituras (para aprofundar, clique aqui). Um dia, depois de citar a famosa passagem messiânica de Is 61,1-2 («O Espírito do Senhor está sobre mim…») acrescentou com toda a naturalidade: «Hoje cumpriu-se este passo da Escritura que acabais de ouvir» (Lc 4,21). Cristo é único!: a sua vinda foi extensamente preparada e a sua vida profusamente biografada (quatro Evangelhos!, e também os restantes escritos do Novo Testamento). N’Ele confluem todos os títulos messiânicos profetizados: Filho do homem, Filho de David, Servo sofredor de Yahveh, Filho de Deus… (Os seus corações abrasavam-se quando Cristo lhes explicava as Escrituras: clique aqui).

 

Se a Bíblia é o “manual da vida”, o Evangelho é o “manual da felicidade”; se a Bíblia é a “biografia de Deus”, o Evangelho é o “retrato do rosto visível de Deus”. Por isso, muitos se prostraram perante Cristo (a mulher sirofenícia, o pai do menino lunático, Maria Madalena…), E eu?

 

5ª) «Todo o escriba instruído nas coisas do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas» (Mt 13,52). A mensagem de Jesus Cristo tem uma actualidade surpreendente, atravessando todos os tempos e épocas da humanidade (para aprofundar: clique aqui). As parábolas de Jesus são explicações de uma pedagogia deliciosa - para ontem, hoje e amanhã - acerca do Reino de Deus. Vejamos um só exemplo, o da levedura que fermenta a massa: hoje mais do que nunca nós, os cristãos vemo-nos como levedura que, para animar o mundo, deve actuar desde dentro do mundo (a levedura, fora da massa, não pode exercer a sua função de dar consistência). Daí a importância que tem a participação no sacerdócio de Cristo de todos os baptizados (a Igreja está constituída por um Povo sacerdotal), o protagonismo dos fiéis leigos, a santificação do trabalho e do matrimónio…

 

6ª) «Nem eu te condeno. Vai e doravante não peques mais» (Jo 8,11). Para acolher o Reino de Deus precisamos de nos converter a Deus. Não podemos receber Deus de qualquer maneira! Desde o início do seu ministério público, Cristo fez um chamamento enérgico à conversão (para aprofundar: clique aqui); porém este é um chamamento que inclui o dom da misericórdia. Os homens da Igreja - passados os anos – talvez tenhamos insistido mais no primeiro esquecendo o segundo. Seja como for, o certo é que, em tempos mais recentes, o Espírito Santo impulsionou o anúncio da Misericórdia Divina, que - sem humilhar – convida à conversão. Desde a devoção ao Sagrado Coração de Jesus propagada por Sta. Margarida Mª de Alacoque, passando pela devoção à Divina Misericórdia difundida por Sta. Faustina Kowalska, etc., a Igreja entrou no que se acordou chamar “Tempo da Misericórdia”. Este tempo é um avanço irreversível na História da nossa Salvação.

 

Reservamos as considerações sobre os 4º e 5º Mistérios Luminosos para os meses de Janeiro e Fevereiro. Durante o Advento e Natal vamos centrar-nos nos Mistérios Gozosos.

 

P. Antoni Carol i Hostench

(Coordenador Geral de evangeli.net)

evangeli.net
"Meditando o Evangelho de hoje" (Evangelho + meditação)
"Master·evangeli.net" (Evangelho + teologia)
"O Evangelho de hoje para a família" (Evangelho + desenho + catequese)
Se você deseja REGISTRAR UM AMIGO, é muito fácil! clique aqui e siga as instruções
pixel tracking