Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Meditando o Evangelho de hoje


Caro amigo/amiga:

 

Hoje é 15 de março: começa a contagem regressiva para o lançamento do formato "minor-evangeli.net". O acontecimento será no Domingo de Ramos (15 de abril). Desde o primeiro dia será editado em castelhano, catalão, inglês, francês e português. Mas também já começaram os trabalhos de edição para os idiomas italianos e chinês…

Lembramos que "minor-evangeli.net" será complementário ao atual evangeli.net: o novo formato oferecerá (em 150 palavras) uma breve EXPLICAÇÃO DOUTRINAL — usando uma linguagem simples e razoável — sobre algum aspecto de nossa fé cristã (sempre partindo do Evangelho do dia).

Pouco a pouco, ao durante o ano litúrgico, irão desfilando explicações sobre os temas mais variados da doutrina cristã: a divindade de Jesus, a Santíssima Trindade, a Igreja, liturgia e os sacramentos, os Apóstolos, Sagrada Escritura e Tradição, família e matrimônio, a lei natural, fé e razão, etc.

Como primícias, mostramos nesta newsletter o "minor-evangeli.net" da Quarta-feira Santa, na qual o P. Josep Mª Massana OFM nos explica o sentido da Páscoa. Com este notável esforço de redação, desejamos apoiar desde internet a chamada de Bento XVI à nova evangelização.

Com afeto e agradecimento, cordialmente, a Equipe de evangeli.net.

 

Meditando o Evangelho de hoje

© evangeli.net

Dia litúrgico: Quarta-feira Santa

Evangelho (Mt 26,14-25): Um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: «Que me dareis se eu vos entregar Jesus?». Combinaram trinta moedas de prata. E daí em diante, ele procurava uma oportunidade para entregá-lo.

No primeiro dia dos Pães sem fermento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: «Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?». Jesus respondeu: «Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a ceia pascal em tua casa, junto com meus discípulos’». Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a ceia pascal (...).

Comentário: Pe. Josep Mª Massana OFM (Barcelona, Espanha)

A Páscoa

Hoje, os apóstolos preparam a Páscoa. Judas trama o “negócio” de entregar ao Mestre, sem suspeitar que sua traição “proporciona” a Vítima da nova Páscoa. Os outros apóstolos preparam o banquete, sem saber que esta Páscoa já não será do Antigo Testamento, e sim do Novo: Jesus, alimento eucarístico e vítima na cruz.

Páscoa significa “passo”: passo de escravidão à liberdade, passo pelo deserto, pelo Jordão, pelo Mar Vermelho… Um passo de Deus que sempre significa proteção e salvação. Era a maior festa dos judeus: sacrifício e banquete conjuntamente, que celebrava sua história de salvação.

—Senhor Jesus, eu também quiero preparar tua Páscoa como os discípulos. Sei que tua “hora” se aproxima, a de “passar” pelo dom de ti mesmo, pelo sacrifício da cruz e pela morte. Que teu “passo” seja o meu, e tua Páscoa seja meu passo a uma vida nova em ti.

 

+ + + + +

* Se você deseja registrar AMIGO,também é muito fácil! clique aqui e siga as instruções. Pedimos a confirmação antes de a incluir na lista de distribuição.