Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

evangeli.net

Prezado/a amigo/a:

O MAL flagelou o nosso mundo de modo intenso durante a Semana Santa e nos primeiros dias da Páscoa (terrorismo, perseguições, fraudes…). Mergulhados neste contraste de sensações - dor e esperança -, tendo à vista a Paixão e Ressurreição de Cristo, perguntamo-nos: é possível eliminar o mal do mundo?

Deus parece dizer-nos: não, mas sim! Como a resposta não é simples, damos três passos:

1º) O mal é um mistério. (cf. nosso serviço Master “O mal: por que existe se Deus é o Bem Infinito?”).

2º) Não! O facto histórico é que Jesus Cristo, embora tenha curado miraculosamente enfermidades e outros males, não eliminou o mal do mundo. Mais ainda: «Aos pobres sempre os tereis convosco» (Mt 26,11) e a cizânia conviverá com o trigo até ao fim dos tempos (cf. Mt 13,24-52). Se é assim, então, que nos trouxe Jesus? Bento XVI responde: «Jesus trouxe-nos Deus». E, na verdade, o “deficit de Deus”, o deficit de Bem é o principal mal do mundo (cf. “O pecado é a causa profunda de todo o mal”).

E se ainda fosse pouco, além disso, há relação entre “A sonolência dos discípulos e o poder do mal”.

3º) Mas, sim! A resposta de Cristo é original e singular: propõe superar o mal. Como? Trata-se de aproveitar o mal assumindo-o como “cenário para amar”. Por isso, Deus não nos manifesta o seu Amor a partir de um palácio ou de uma carruagem real, mas perdoando-nos a partir da Cruz. Daí - do Calvário - Jesus transforma a violência em paz, a injustiça em justiça, o ódio em amor e o mal em bem. A chave dessa transformação está no perdão, na sua Misericórdia.

Lamentavelmente, a nossa miopia moral impede-nos de valorizar a grandeza desta abordagem. Mas não duvidemos: “O maior poder de Deus: perdoar os pecados”.

Equipa de evangeli.net renova os votos de uma Feliz Páscoa da Ressurreição.

***

evangeli.net: Meditando o Evangelho de hoje (Evangelho + meditação) e Master·evangeli.net (Evangelho + comentário teológico)

 

 

+ + + + +

Se você deseja REGISTRAR UM AMIGO, é muito fácil! clique aqui e siga as instruções