Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)

Domingo 11 (A) do Tempo Comum
Baixar
1ª Leitura (Ex 19,2-6a): Naqueles dias, os filhos de Israel partiram de Refidim e chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam, em frente da montanha. Moisés subiu à presença de Deus. O Senhor chamou-o da montanha e disse-lhe: «Assim falarás à casa de Jacob, isto dirás aos filhos de Israel: ‘Vistes o que Eu fiz ao Egito, como vos transportei sobre asas de águia e vos trouxe até Mim. Agora, se ouvirdes a minha voz, se guardardes a minha aliança, sereis minha propriedade especial entre todos os povos. Porque toda a terra Me pertence; mas vós sereis para Mim um reino de sacerdotes, uma nação santa’».
Salmo Responsorial: 99
R/. Nós somos o povo de Deus, as ovelhas do seu rebanho.
Aclamai o Senhor, terra inteira, servi o Senhor com alegria, vinde a Ele com cânticos de júbilo.

Sabei que o Senhor é Deus, Ele nos fez, a Ele pertencemos, somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.

Porque o Senhor é bom, eterna é a sua misericórdia, a sua fidelidade estende-se de geração em geração.
2ª Leitura (Rom 5,6-11): Irmãos: Quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios no tempo determinado. Dificilmente alguém morre por um justo; por um homem bom, talvez alguém tivesse a coragem de morrer. Mas Deus prova assim o seu amor para connosco: Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. E agora, que fomos justificados pelo seu sangue, com muito mais razão seremos por Ele salvos da ira divina. Se, na verdade, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, depois de reconci­liados, seremos salvos pela sua vida. Mais ainda: também nos gloriamos em Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, por quem alcançámos agora a reconciliação.
Versículo antes do Evangelho (Mc 1,15): Aleluia. Está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Aleluia.
Evangelho (Mt 9,36—10:8): Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse aos discípulos: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita! ».

Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João;Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.

Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomendações: «Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’.Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! ».

«Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor»

Rev. D. Joan SERRA i Fontanet (Barcelona, Espanha)

Hoje, o Evangelho nos diz que o Senhor —vendo o povo— sentia-se afligido, porque aquele povo ia desorientado e cansado, como ovelhas sem pastor (cf. Mt 9,36). O povo de Israel sabia muito bem, melhor que nós —homens de cidade— o que era um pastor, e a desordem que se formava quando as ovelhas estavam sozinhas sem pastor.

Se Jesus viesse hoje, eu penso que repetiria as mesmas palavras: pois há muitas pessoas desorientadas, procurando qual o sentido da vida. —Senhor, qual a solução para este grande problema? Pois Jesus pede oração, escolhe a doze apóstolos e os envia a pregar o reino de Deus.

Escolheu a doze apóstolos! Envia a esses doze homens a pregar: «‘O Reino dos Céus está próximo’». Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! » (Mt 10,7-8). O que os apóstolos fizeram, e nós devemos fazer é pregar à pessoa adorável de Jesus Cristo e a sua mensagem de paz e de amor, e isso de uma maneira desinteressada.

Todos nós estamos convocados a isso: os sucessores dos Apóstolos —os bispos e os outros pastores— mas também, unidos a eles, todos os fiéis. Todos nós temos essa missão no mundo: curar à humanidade de suas feridas, orientá-la nas suas procuras... Não somente os bispos e padres, mas também os leigos: por exemplo, na família —em seu caráter de lar e escola de fé; na universidade e nas escolas; nos meios de comunicação; no mundo sanitário...;e cada cristão no seu ambiente de amizade e de trabalho.

Ouçamos a São Francisco de Sales; que escreve:« Na mesma criação das coisas, Deus, o Criador, mandou às plantas que cada uma desse o fruto segundo a sua espécie. «Igualmente, os cristãos — que são plantas vivas da Igreja— mandou-lhes a cada um deles que desse fruto de devoção segundo a qualidade, o estado e a vocação que tivesse».

Pensamentos para o Evangelho de hoje

  • «A esperança cristã sustenta-nos para nos empenharmos plenamente na nova evangelização e na missão universal. Exorta-nos a rezar como Jesus nos ensinou: 'Venha a nós o Vosso reino´» (S. João Paulo II)

  • «Indiferença: quanto mal faz aos necessitados a indiferença humana! E pior, a indiferença dos cristãos!» (Francisco)

  • «A Igreja é católica: anuncia a totalidade da fé, tem à sua disposição e administra a plenitude dos meios de salvação; é enviada a todos os povos; dirige-se a todos os homens; abrange todos os tempos; `é, por sua própria natureza, missionária´(Concilio Vaticano II)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 868)