Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
Meditando o Evangelho de hoje
Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
Enaltecei comigo o Senhor e exaltemos juntos o seu nome. Procurei o Senhor e Ele atendeu-me, libertou-me de toda a ansiedade.
Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes, o vosso rosto não se cobrirá de vergonha. Este pobre clamou e o Senhor o ouviu, salvou-o de todas as angústias.
O Anjo do Senhor protege os que O temem e defende-os dos perigos. Saboreai e vede como o Senhor é bom: feliz o homem que n’Ele se refugia.
Temei o Senhor, vós os seus fiéis, porque nada falta aos que O temem. Os poderosos empobrecem e passam fome, aos que procuram o Senhor não faltará riqueza alguma.
«Nós deixámos tudo para te seguir. Que haverá então para nós?»
Dom Josep ALEGRE Abade emérito de Santa Mª Poblet (Tarragona, Espanha)Hoje, na festa de São Bento, a liturgia da Palavra transmite-nos, com frases de Jesus Cristo, a esperança que deve inundar-nos quando deixamos tudo para estar com Ele. «Houve um varão de vida venerável, bendito pela graça e de nome Bento, dotado desde a mais tenra infância de uma prudência de ancião. Com efeito, antecipando-se pelos seus hábitos à idade, jamais entregou o seu espírito a nenhum prazer, antes estando ainda neste mundo e podendo gozar livremente dos bens temporais, desprezou o mundo com as suas flores, como se já estivesse murcho». Assim começa S. Gregório Magno a falar-nos da vida de S. Bento. E assim começa S. Bento a cumprir o evangelho que a Igreja nos propõe hoje na sua festa: deixar tudo para seguir o Mestre.
Para seguir Jesus, devemos deixar o que não tem consistência e abraçar a verdadeira sabedoria, que move os corações e abre as portas da imortalidade, diferente da sabedoria deste mundo, que costuma fechar e endurecer os corações, condenando-os à esterilidade e à morte, fazendo o homem desgraçado, pois o seu coração está feito para a vida, para Deus, e só serena nas fontes da vida, no abraço de Deus.
O caminho escolhido por S. Bento é, portanto, a via para merecer escutar as palavras de Jesus: «No dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, também estareis sentados em doze tronos...» (Mt 19,28). Este mundo novo começa a ser esboçado por quem assume na sua vida a sabedoria do Reino, porque tem o Espirito divino que tudo perscruta e distingue os caminhos de Deus. E assim se torna credor de receber e herdar a vida eterna, que se antecipa neste mundo seguindo e conhecendo o Senhor Jesus, que afirma claramente: «Esta é a vida eterna: que te conheçam a Ti, Pai, e ao teu enviado, Jesus Cristo» (Jo 17,3). Foi o que fez S. Bento... E tu?