Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 28 de Agosto: Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja

Evangelho (Mt 23,8-12): Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado».

«O maior dentre vós será vosso servo.»

Mons. José Ignacio ALEMANY Grau, Bispo Emérito de Chachapoyas
(Chachapoyas, Peru)

Hoje, como sempre, nós humanos andamos à caça de títulos, procurando ser alguém no meio desta selva de formações. Jesus chega até nós explicando como deve o cristão preparar-se para conseguir os títulos mais importantes e ser especialista no Reino de Deus.

«Um só é vosso Pai, aquele que está nos céus» (Mt 23,9) e nós devemos aprender d’Ele para sermos os pequenos pais de família no lar. Bento XVI recorda-nos: «Só quem é atraído por Deus Pai e O escuta, pode crer em Jesus, encontrá-Lo e nutrir-se d’Ele». Vivendo uma filiação sincera como Jesus, teremos direito a chamar-nos pais, sempre com a minúscula da humildade.

Para o título de director há que deixar-se ensinar e dirigir por Cristo «porque só tendes um Mestre, o Cristo», e assim orientar os irmãos mais pequenos. O Papa Bento dá-te mais uma vez o segredo: «Quando o fogo do olhar de Cristo te conquista, nenhum sacrifício parece grande para O seguir e lhe dar o melhor».

Finalmente, para adquirir o título de mestre e ensinar os outros, há que fazer-se pequeno e aprender do único Mestre que é Cristo, “manso e humilde”. Portanto, a única condição para todos estos títulos é a humildade verdadeira porque «aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado» (Mt 23,12).

De qualquer forma, o doutoramento máximo dá-se quando uma pessoa se especializa servindo por amor, como fez o Mestre, porque «o maior dentre vós será vosso servo» (Mt 23,11). Sto. Agostinho ensina-nos: «Quanto mais humildes, maiores».

Todos estos títulos mereceu este Santo Doutor, Sto. Agostinho, que hoje celebramos. Podemos bem usar esta recomendação que ele nos dá para os conseguir: «Para alcançar as alturas, necessitas de uma escada. Para alcançar a altura da grandeza, usa a escada da humildade».