Uma equipe de 213 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
213 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
Meditando o Evangelho de hoje
Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
«Brilhe vossa luz diante dos homens»
Rev. D. Pablo CASAS Aljama (Sevilla, Espanha)Hoje celebramos São Carlo Acutis, conhecido como o “ciberapóstolo” da Eucaristia. Ele foi um jovem que compreendeu desde muito cedo que a verdadeira felicidade só se encontra em Deus. «Quem comer a minha carne e beber o meu sangue terá a vida eterna, e eu o ressuscitarei» (Jo 6,54): Carlo, com uma fé simples, mas profunda, descobriu na Eucaristia a sua “autoestrada para o céu”, como ele mesmo costumava dizer. Carlo não se contentava apenas em assistir à missa, mas adorava demoradamente Jesus sacramentado, convicto de que a fonte de toda a santidade brota do Sacrário.
Colocou a sua paixão pela tecnologia ao serviço do Evangelho (“sal da terra”), criando uma exposição digital sobre os milagres eucarísticos que continua a tocar corações pelo mundo fora. No entanto, o seu amor a Cristo não estava separado do seu amor à Virgem Maria. Todos os dias encontrava tempo para rezar o Rosário, convencido de que esta oração era o caminho mais seguro para chegar ao céu. Para ele, o Rosário era como um “GPS espiritual” que o guiava na amizade com Deus e lhe dava forças para viver a caridade no seu dia a dia. Carlo sabia que quem se confia à Mãe nunca fica desorientado.
Em sintonia com esta experiência, o Papa Leão XIV recordava-nos que o Rosário não é apenas uma devoção mariana, mas também um caminho profundamente cristológico, pois «condensa em si a profundidade de toda a mensagem evangélica». Este ensinamento ilumina a vida de Carlo, que não via no Rosário uma repetição mecânica, mas um verdadeiro encontro com Jesus através dos olhos e do coração da sua Mãe.
O testemunho de São Carlo Acutis é atual e desafiante: no meio da cultura digital, convida-nos a colocar a tecnologia ao serviço do bem, a redescobrir a centralidade da Eucaristia e a deixar-nos guiar por Maria no caminho da santidade: «Assim brilhe a vossa luz diante dos homens» (Mt 5,16).
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Estou feliz em morrer, por que vivi minha vida sem perder nem mesmo um minuto dela com coisas que Deus não gosta» (São Carlo Acutis)
«Vivemos hoje numa nova cultura, profundamente moldada e construída com e pela tecnologia. Cabe-nos a nós, a vós, garantir que essa cultura se mantém humana» (Leão XIV)
«Deste conhecimento amoroso de Cristo brota o desejo de O anunciar, de «evangelizar» e levar os outros ao «sim» da fé em Jesus Cristo. Mas, ao mesmo tempo, faz-se sentir a necessidade de conhecer sempre melhor esta fé» (Catecismo da Igreja Católica, n. 429)
Outros comentários
«A luz do mundo»
Rev. D. Antoni CAROL i Hostench (Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)Hoje celebramos o «santo da globalização»: Carlo Acutis. Muito se desconfia da «globalização», mas em si mesma ela é uma grande oportunidade para os cristãos. O primeiro verdadeiro «globalizador» foi Jesus Cristo: com o seu “mandatum novum” da caridade, com a missão apostólica universal e com a instituição perpétua da Eucaristia.
Vejamos o alcance do maior mandamento: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo» (Mt 22,39). E o próximo é qualquer pessoa que está «perto» de mim, seja quem for, esteja onde estiver. Além disso, este mandamento — já conhecido no Antigo Testamento — foi redimensionado quando o Senhor nos deu a medida do amor: «Como Eu vos amei» (Jo 13,34).
Cristo também nos «envia» para sermos «sal da terra» e «luz do mundo»: «Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura» (Mc 16,15). Os Apóstolos e os primeiros cristãos fizeram o que podiam no seu tempo: ao ritmo do caminhar, ao ritmo do cavalo ou ao ritmo do barco.
Vinte e um séculos depois, um apóstolo «millennial» — o nosso São Carlo Acutis — assumiu o mandato do Senhor com dois grandes meios: a internet e a Eucaristia. Na realidade, a própria Eucaristia é o «primeiro internet» da história. Sim, antes de se popularizar a internet, já existia a grande rede de amor que brota do Coração aberto de Cristo: a Eucaristia. Carlo era um apaixonado pela Eucaristia. E porque partilhava os anseios do Coração de Jesus, serviu-se da internet para difundir a devoção eucarística. Por isso, Carlo é conhecido como o «ciberapóstolo millennial».
Hoje, a Palavra de Deus corre à velocidade da luz. Nada menos do que isso! O Amor não tem limites, nem de espaço nem de tempo: é uma questão de horizontes, tão amplos como os do Coração de Cristo. Aliás, outra característica da velocidade do amor é o «primerear»: Santa Maria, logo que recebeu o anúncio, adiantou-se e foi à casa de Zacarias para auxiliar Santa Isabel. — Também tu podes «primerear», sempre com oração… e muitas vezes através da internet.