Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
Meditando o Evangelho de hoje
Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
É firme a sua misericórdia para connosco, a fidelidade do Senhor permanece para sempre.
«O Senhor designou ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, onde Ele tinha de ir.»
Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM (Barcelona, Espanha)Hoje, é a festa dos santos Cirilo e Metódio, irmãos de sangue e Padroeiros da Europa. Foram missionários e evangelizadores numa grande parte da geografia europeia. Prepararam textos litúrgicos em língua eslava, escritos em caracteres que depois se denominaram “cirílicos”.
Estabelece-se uma ligação entre o Evangelho e estes grandes missionários – uma vez que Jesus, enviado pelo Pai e pelo Espírito - formou missionários à sua volta e enviou-os. Enviou os doze apóstolos e os setenta e dois discípulos. Os primeiros podem representar os sacerdotes e os consagrados a Deus pelos votos religiosos. Quem serão os setenta e dois discípulos? Todos os cristãos. Jesus envia-nos a todos. Cada um de nós é um enviado, um missionário.
Talvez devêssemos repetir com maior frequência que Jesus nos envia (tanto se somos dos doze como dos setenta e dois). Cada um na parcela e na tarefa concreta da missão que nos encomenda.
Qual é a nossa missão e a mensagem que levamos da parte de Jesus? Temos de anunciar o Reino e proclamar a paz: «Dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’; (…) dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’» (Lc 10,5.9). São Francisco resumia em duas palavras: «Paz e Bem!». E, quando é que somos missionários? Quando a nossa vida no lar, no trabalho e em todos os lugares, reflecte a paz e a bondade de um coração reconciliado. É um testemunho que temos de dar, algumas vezes com palavras, mas sempre com a nossa conduta de cristãos.
Os santos Cirilo e Metódio reconheceram que esta vocação e missão são um dom de Deus. Cirilo assim o exprimiu rezando: «Teu é o dom pelo qual nos destinaste a pregar o Evangelho do teu Cristo, e a promover aquelas boas obras que te são agradáveis».
Oxalá que, por intercessão dos santos Padroeiros da Europa, sejamos fiéis missionários de Cristo!