Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)

1 de agosto: Santo Afonso Mª de Ligório, bispo e doutor da Igreja
Baixar
Evangelho (Mt 5,13-19): Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus».

»Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus».

«Vós sois o sal da terra (…). Vós sois a luz do mundo»

Rev. D. Juan Carlos ALAMEDA Vega (San Cristóbal de La Laguna, Espanha)

Hoje, festa de Sto. Afonso Maria de Ligório (1696-1787), pedimos a intercessão de alguém que soube dizer “sim” ao Senhor e que tomou muito a sério as palavras do Evangelho: «Vós sois o sal da terra» (Mt 5,13).

Afonso era de família distinta, inteligente e estudioso. Advogado aos 19 anos e homem justo que não perde nenhuma causa! Um dia descobriu que tinha apoiado - sem saber - uma causa que não era justa, e isso levou-o a repensar radicalmente a sua vida. Fez um retiro e recebeu a Confirmação. Estes dois acontecimentos reavivaram o seu fervor. No ano seguinte, ouviu em duas ocasiões uma voz que lhe dizia: - Abandona o mundo e entrega-te a mim. Em breve Deus lhe confirmou qual era a sua vontade.

Foi à igreja de Nossa Senhora da Misericórdia e pediu para ser admitido no Oratório. Isto levou-o a consagrar-se a Ela e a ser no seu apostolado um reflexo fiel do amor à Santíssima Virgem. Em palavras do Papa Francisco: «Maria é a mãe do “sim”. Sim ao sonho de Deus, sim ao projecto de Deus, sim à vontade de Deus. Um sim que, como sabemos, não lhe foi nada fácil viver. Por isso lhe queremos tanto e encontramos n’Ela uma verdadeira Mãe que nos ajuda a manter viva a fé e a esperança no meio de situações complicadas».

Descobrir - como fez Sto. Afonso Maria - as autênticas “Glórias de Maria” é descobrir o que significa seguir Jesus Cristo em plenitude, conhecê-lo e amá-lo para levar aos outros a alegria do Evangelho. Este santo de hoje amou generosamente Deus, a Virgem nossa Mãe e todas as pessoas: um bom exemplo para nós! Podemos perguntar ao Senhor na nossa oração diária o que quer de nós, e estar atentos - como fez Sto. Afonso Maria - para responder ao seu chamamento. Sejamos generosos!, e respondamos como a nossa Mãe do céu: «Faça-se em mim, segundo a sua Palavra» (Lc 1,38).