Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)

9 de outubro: São John Henry Newman, presbítero e cardeal
Baixar
Evangelho (Mt 13,47-52): Naquele tempo, disse Jesus ao povo: «Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam. Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. Entendestes tudo isso?» — «Sim», responderam eles. Então Ele acrescentou: «Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas».

«Um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas»

Fr. Gavan JENNINGS (Dublín, Irlanda)

Hoje é a festa de São John Henry Newman, que se celebra especialmente na Inglaterra e Gales. São John Henry foi o convertido inglês mais famoso do século XIX. Sua conversão do anglicanismo ao catolicismo em 1845 surpreendeu seus colegas acadêmicos em Oxford e, no entanto, conduziu a um fluxo constante de outras conversões.

A passagem do Evangelho de hoje parece ter sido escolhido pela sua última linha: «Assim, todo escriba que se tornou discípulo do Reino dos Céus é semelhante ao dono de uma casa que tira de suas arcas o novo e o velho» (Mt 13,52). Newman foi um grande “escriba”, um escritor de maravilhosos sermões, ensaios, livros e inclusive poemas. Tirou do “armazém” de sua poderosa mente grandes reflexões que enriqueceram enormemente a Igreja. Como disse o Papa Emérito Bento XVI na cerimônia de beatificação de Newman em 2010: «O serviço concreto ao que foi chamado o beato John Henry incluía a aplicação entusiasta de sua inteligência e sua caneta prolífica a muitas das mais urgentes “questões do dia”. Sus intuiciones sobre a relação entre fé e razão, sobre o lugar vital da religião revelada na sociedade civilizada, e sobre a necessidade de uma educação esmerada e amplia foram de grande importância, não só para a Inglaterra vitoriana. Hoje também seguem inspirando e iluminando a muitos em todo o mundo».

A festividade de Newman é um bom dia para comprometermos com a prática sagrada da leitura espiritual: dedicar uns minutos cada dia à leitura de um libro que nos ajudará a aprofundar em nossa compreensão e amor por nossa fé. Foi a leitura das obras dos Padres da Igreja em particular que trouxe St. John Henry à plenitude da Fé. Em uma carta a um velho colega, escrita vários anos após sua conversão, Newman escreveu: "Os Padres Eles me criaram católico e não vou derrubar a escada pela qual subi para a Igreja. Vamos também usar as grandes obras espirituais escritas por homens e mulheres como Saint John Henry Newman como uma escada para nos aproximarmos cada vez mais de Deus.