Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
Meditando o Evangelho de hoje
Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
Derretem-se os montes como cera diante do senhor de toda a terra. Os céus proclamam a sua justiça e todos os povos contemplam a sua glória.
Vós, Senhor, sois o Altíssimo sobre toda a terra, estais acima de todos os deuses. Alegrai-vos, ó justos, no Senhor e louvai o seu nome santo.
Desceu, então, uma nuvem, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: «Este é o meu Filho amado. Escutai-o!». E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém: só Jesus estava com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos. Eles ficaram pensando nesta palavra e discutiam entre si o que significaria esse «ressuscitar dos mortos».
«Rabi, é bom ficarmos aqui»
Rev. D. Ignasi NAVARRI i Benet (La Seu d'Urgell, Lleida, Espanha)Hoje, celebramos a solenidade da Transfiguração do Senhor. O monte Tabor, como o Sinai, é o lugar da proximidade com Deus. É o espaço elevado, em relação à existência diária, onde se respira o ar puro da Criação. É o lugar da oração, onde se está na presença do Senhor, como Moisés e Elias que aparecem com Jesus transfigurado falando com Ele sobre o Êxodo que O esperava em Jerusalém (ou seja, a sua Páscoa).
«As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhuma lavadeira na terra as poderia branquear assim» (Mc 9,3). Este facto simboliza a purificação da Igreja. E Pedro disse a Jesus: «Vamos fazer três tendas, uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias» (Mc 9,5). Santo Agostinho comenta belamente que Pedro procurava três tendas porque ainda não conhecia a unidade entre a Lei, a Profecia e o Evangelho.
«Nisto veio uma nuvem que os cobriu, e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado; escutai-o» (Mc 9,7). A Transfiguração não é uma mudança em Jesus, mas sim a Revelação da sua Divindade. Pedro, Tiago e João, contemplando a Divindade do Senhor, preparam-se para enfrentar o escândalo da Cruz. A Transfiguração é uma antecipação da Ressurreição!
«Rabi, é bom ficarmos aqui» (Mc 9,5). A Transfiguração recorda-nos que as alegrias, semeadas por Deus na vida, não são pontos de chegada, e sim luzes que Ele nos dá na peregrinação terrena para que “só Jesus” seja a nossa Lei, e a sua Palavra seja o critério, o gozo e a bem-aventurança da nossa existência.
Que a Virgem Maria nos ajude a viver intensamente os nossos momentos de encontro com o Senhor para que O possamos seguir cada dia com alegria, e nos ajude a escutar e seguir sempre o Senhor Jesus, até à paixão e à Cruz, para podermos participar também da sua Glória.
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Só Jesus é a luz verdadeira e eterna» (Santo Ambrósio de Milão)
«No rosto transfigurado de Jesus brilha um raio da luz divina que Ele conservava no seu íntimo. Esta mesma luz resplandecerá no rosto de Cristo no dia da Ressurreição. Neste sentido, a Transfiguração manifesta-se como uma antecipação do mistério pascal» (Bento XVI)
«E o Pai, na montanha da Transfiguração, ordena: «Escutai-o» (Mc 9, 7). De facto, Ele é o modelo das bem-aventuranças e a norma da Lei nova: «Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei» (Jo 15, 12). Este amor implica a oferta efectiva de nós mesmos, no seu seguimento» (Catecismo da Igreja Católica, n. 459)