Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

  evangeli.net  

Prezado/a amigo/a:

 

“Temas evangeli.net” tem estado a abordar alguns aspectos da vida de Jesus Cristo nos Mistérios do Rosário. Até agora, tratámos de três Mistérios Luminosos: “O baptismo do Senhor no rio Jordão” (clique aqui); “A auto revelação de Cristo nas bodas de Canãa” (clique aqui); “O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão” (1ª Parte: clique aqui; 2ª Parte: clique aqui).

 

***

 

Interrompemos esta série para apresentar os Mistérios Gozosos durante o tempo de Advento-Natal. O 1º é “A Anunciação”:

 

1º) «O anjo Gabriel foi enviado por Deus a (…) Maria» (Lc 1,26.27). Nos Mistérios Gozosos a figura da Virgem Maria aparece muito em primeiro plano. Contudo, o protagonista é sempre Jesus Cristo (clique aqui), o «Filho de Deus» (Lc 1,35), cujo Reino - como herdeiro do trono de David - não terá fim (cf. Lc 1,32-33). Na verdade, este mistério - a “Anunciação do Anjo a Maria”- é, sobretudo, o mistério da “Encarnação do Filho de Deus”. A nossa tarefa é, precisamente, colocarmo-nos no lugar da Virgem e contemplar Jesus através dos olhos de Maria (ai aonde chega Maria se faz presente Jesus, clique aqui).

 

2º) «Avé!» (Lc 1,28). A saudação inicial do arcanjo é bem sintomática. A saudação habitual entre os judeus era “Shalom”, desejando a paz. Traduzido literalmente, S. Gabriel disse a Maria: “Alegra-te!”, que era mais típico da cultura grega. Porém, não se trata de uma questão de culturas, mas do Evangelho: a Boa Nova. O traço distintivo do Novo Testamento é a alegria; o do autêntico cristão é o gozo (para ampliar, clique aqui). Cristo, na Cruz, redime-nos com alegria, manifestada numa atitude de paz e misericórdia no meio da mais desoladora dor. Com toda a exactidão, Sta. Teresa de Jesus sentenciou: «Um santo triste é um triste santo».

 

3º) «Cheia de graça, o Senhor é contigo» (Lc 1,28). A alegria tem uma profunda razão de ser: a proximidade de Deus; o Emanuel é “o Deus-está-aqui, connosco”. Esta proximidade engloba uma abundância de Graça - ajuda divina - como nunca se tinha visto. Por isso, nas bodas de Caná, Jesus transformou em vinho (da melhor qualidade!) uma quantidade enorme de água. A abundância é outro dos sinais messiânicos (para ampliar, clique aqui).

 

4º) «Faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1,38). Deus-Filho encarna através do “SIM” de Maria (um acto de fé vivido em obediência: clique aqui; clique aqui). É este o “método” da Redenção: a obediência. Cristo na Cruz sofre, mas acima de tudo, obedece. A quem? A Deus-Pai! («Não se faça a minha vontade, mas sim a tua»: Lc 22,42) (clique aqui). No mundo vemos muitos esforços e trabalhos, mas nem todo o esforço nem todo o trabalho salvam o homem, mas somente o que se faz em obediência e amor a Deus. «A obediência é o melhor sacrifício» (1Sam 15,22; cf. também Heb 10) (para ampliar, clique aqui).

 

5º) «Desposada com um homem que se chamava José, da casa de David» (Lc 1,27). São José é – com a sua Esposa - o melhor exemplo de obediência à Vontade de Deus (clique aqui). De José não conhecemos nem uma palavra, mas antes factos que não necessitam de palavras: «Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado» (Mt 1,24). Quando foi necessário - para defender a sua família – foi em frente, mas sem ensombrar o mistério da Encarnação: Foi o próprio Deus que gerou Jesus no ventre de Maria. «(…) Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo» (Mt 1,16): quer dizer, São José aparece só o necessário para inserir Jesus na Casa de David e, por outro lado, desaparece todo o necessário para não obscurecer a paternidade divina de Jesus: seu pai é directamente Deus! (para ampliar, clique aqui).

 

P. Antoni Carol i Hostench

(Coordenador Geral de evangeli.net)

evangeli.net
"Meditando o Evangelho de hoje" (Evangelho + meditação)
"Master·evangeli.net" (Evangelho + teologia)
"O Evangelho de hoje para a família" (Evangelho + desenho + catequese)
Se você deseja REGISTRAR UM AMIGO, é muito fácil! clique aqui e siga as instruções
pixel tracking